Corpo docente

COORDENAÇÃO GERAL DO CURSO

 

Prof. MSc. Edilson Pinheiro de Araújo

Coordenador

 

Prof. Dr. Deranor Gomes de Oliveira

Vice-Coordenador

 

 

Carolina de Assis Martins

Assistente em Administração

 

 

 

 

CORPO DOCENTE

 

Prof. MSc. Alison Marcelo Van Der Laan Melo

  • Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2010)

 

Profª. Drª. Alvany Maria dos Santos Santiago

  • Alvany Santiago é professora adjunta II de Gestão de Pessoas na Universidade Federal do Vale do Sao Francisco e professora visitante na University of Birmigham, Business School, na Inglaterra. Coordena o Laboratório de Pesquisa Carreiras e Desenvolvimento de Competências, registrado no Conselho Nacional de Pequisa (CNPq) e revalidado pela Univasf. Possui doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011), mestrado em Administração pela University of Wisconsin- Madison, USA, (2001), revalidado no Brasil pela USP, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983). Tem experiência na área de Administração tanto em empresas privadas e públicas, no Brasil e EUA,  sua atuacao no âmbito acadêmico apresenta  ênfase em Administração de Recursos Humanos,  principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, relacionamento interpessoal, qualidade de vida, etica e responsabilidade social corporativa. Coordena o programa Univasf-Rendeiras desde 2005.  Integra o Conselho de Administração da International Peace Research Association (IPRA) e o  Comitê d Iniciação Científica da Univasf  e representa a Univasf no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Petrolina-PE. É parecerista da Revista O&S da Ufba, da Interpersona, UFES, da UFPE e UESC entre outros.

    Alvany Santiago is a professor of Human Resource Management at Federal University of Sao Francisco Valley (Univasf), Business School and also an international academic visitor at Birmingham Business School. She is the head of Research Group Career and Competences Development also is a lecturer in Administration General Theories, Ethical and Corporate Social Responsibility, Labor Marketing and Inclusive Practices.  She has a PhD in Psychology and a Maters in Human Resource Management for the University of Madison-Wisconsin, US. She is a council member of the International Peace Research Association (IPRA). A member for  the Job Description and Statutes Committee for Servas International and of General Research Committee at Federal University of Sao Francisco Valley. Alvany is a reviewer for important journals  in the area.

 

Prof. MSc. Arcanjo Ferreira de Souza Neto

  •  

 

Prof. Dr. Deranor Gomes de Oliveira

  • Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (PE) - FACAPE, licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, especialista em Administração rural pela Universidade Federal de Lavras (MG) - UFLA, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espiríto Santo - UFES e doutorando em Gestão pela Universidade de Évora - UEvora (Portugal). Atualmente atua nas seguintes áreas do conhecimento: Empreendedorismo, Inovação, Educação Empreendedora, Gestão Social, Processo Decisório e Sistemas Organizacionais. Sócio fundador da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas (Anegepe).

 

Prof. MSc. Edilson Pinheiro de Araújo

  • Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Ceará e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em custos agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de custo de produção, comercialização e análise econômica financeira.

 

Prof. Dr. Eduardo Tadayoshi Omaki

  • Bacharel em Administração (2001), Mestre em Administração (2004) e Doutor (2015) pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Decisão Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Organizacional, Julgamento e Decisão, Agronegócio, Tecnologia e Sistemas de Informações, e Teoria dos Jogos.

 

Profª. Drª. Fernanda Roda de Souza A. Cassundé

  • Bacharel em Administração (2001) e Mestre em Administração (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco. É aluna no Doutorado em Administração no programa DINTER UFPE-UNIVASF/PROPAD. Atualmente é professora Assistente II do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. Atua nas áreas de Administração Geral, Gestão de Pessoas e Ensino e Pesquisa em Administração

 

Prof. MSc. José Raimundo Cordeiro Neto

  • Mestre em Administração pela UFPE, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca-CE), atua nas áreas de administração pública, políticas públicas e desenvolvimento regional.

 

Profª. Drª. Liliane Caraciolo Ferreira

  • Possui graduação em Economia (UFPE), mestrado em Administração Rural (UFRPE) e doutorado em Psicologia, na área de Psicologia Social (UFES). Decana do curso de Administração, atua como Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública do Programa Nacional de Aperfeiçoamento da Administração Pública PNAP/UNIVASF/UAB/CAPES. Foi Coordenadora do Curso de Administração (2004-2007)  e Diretora de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão-PROEX (2008). Atua principalmente nos seguintes temas: Política Econômica e Administração Pública.

 

Prof. MSc. Luiz Antônio Costa de Santana

  • Engenheiro Agrônomo, Adovogado, Pós-graduado em Direito Público, Doutorando em Direito pela Universidade Nacional Lomas de Zamora, Argentina. Escritor e palestrante.

 

Prof. MSc. Marcelo José Vieira de Melo Sobrinho

  • Possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atua na equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação a Distância. Tem como área de interesse: análise de investimentos, risco de crédito, gestão de custos, gestão agroindustrial e redes neurais.

 

Profª. Drª. Maria Clotilde Meirelles Ribeiro

  • Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, possui estágio doutoral na University of Toronto/Munk School of Global Affairs, no Innovation Policy Lab. (Toronto/Canadá). É especialista em Engenharia de Sistemas pela Université du Versailles/France (1996) e em Marketing de Serviços pela ESPM/ RJ (600 hs/a), com extensão em Gestão da Informatização pela Université de Paris-Dauphine-PARIS/França (1995), sendo Bacharela em Ciência da Computação/Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1979). É professora efetiva em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotada no Colegiado de Administração. Pesquisadora membro do Labmundo/Laboratório de Análise Política Mundial, foi professora convidada da Pós-Graduação em Relações Internacionais promovida pelo Labmundo/EAUFBA (2008). Participa também da Rede de cooperação acadêmica para a formação em gestão internacional, junto a várias instituições, dentre estas, a Universidade Complutense (Madrid), Instituto de Ciências Políticas de Paris (SciencesPo/França), Universidade de Colima (México), Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), além das IFES nacionais, UFRGS, UFAL,UNIGRANRIO, UNIRIO e UFBA. Foi professora do quadro permamente da Universidade de Salvador-UNIFACS, durante cinco anos, de 2004 a 2009, vinculada ao curso de Administração de Empresas. Sua atividade profissional esteve concentrada em consultoria em gestão organizacional e na área de informatização de empresas. Coordenou e participou como consultora sênior de mais de quarenta projetos e estudos voltados para organizações públicas e privadas em diversos setores de atividade, focalizando prioritariamente: planejamento estratégico, definição de modelos de gestão, reengenharia de processos, planejamento de marketing & endomarketing, diagnóstico organizacional, diagnóstico de competitividade de APLs, desenvolvimento de canais de distribuição, gestão de informatização empresarial e capacitação e treinamento gerencial. Atuou ainda na iniciativa privada no setor de tecnologia,como diretora de planejamento e marketing, realizando start-up de diversas empresas pelo Brasil (Recife, Fortaleza e Salvador), em conexão com parceiros internacionais. Autora do livro "Globalização e Novos Atores: a paradiplomacia das cidades brasileiras"(EDUFBA, 2009), desenvolve pesquisas nas temáticas da cooperação internacional em Ciência & Tecnologia e do fenômeno da paradiplomacia de entidades subnacionais.

 

Profª MSc. Maria do Socorro Coelho Bezerra

  • Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), Especialista em Tecnologia da Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela Escola Superior Aberta do Brasil (2009) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007). Atua em disciplinas voltadas para Administração Financeira e Orçamentária. Interessada em temas relacionados a Transparência na Gestão Pública, Qualidade do Gasto Público e Controle Social.

Profª MSc. Simone Maia Pimenta Martins Ayres

  • Doutoranda em Gestão pela Universidade de Évora em Portugal. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Atuou como diretora de planejamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e como gerente do Centro de Formação Profissional - SENAC/Petrolina-PE.

 

Prof. MSc. Umarac da Nóbrega Borges

  • Bacharel em Administração (1997), especialização em Engenharia de Produção (2004) e mestrado em Engenharia de Produção (2011) pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas:Arranjo Produtivo Local, Indústria calçadista, Projeto Promos, e atua nas áreas de Administração Geral e Administração da Produção e Operações.

 

Prof. Dr. Valdner Daízio Ramos Clementino

  • Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2003), e Doutor em Gestão na Universidade de Évora, em Portugal. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando nas seguintes áreas temáticas: Economia Agrícola, Desenvolvimento Regional, Gestão do Agronegócio e Planejamento Estratégico.

 

 

OUTROS DOCENTES

 

 

Como em todos os cursos da UNIVASF, o colegiado de administração conta com o apoio dos demais colegiados acadêmicos na disponibilização de docentes e no compartilhamento e infra-estruturas diversas. Na graduação em Administração, o discente terá aulas e atividades com vários outros colegiados, em particular com os colegiados de Engenharia de Produção e Psicologia, com os quais há maior afinidade de áreas de conhecimento.